Logo que iniciamos as aulas, os estágios recomeçaram e com eles a experiência de ter cada criança novamente.
A nossa primeira semana iniciou-se bastante tranqüila, um retorno para matar a saudade.A interação com as crianças foram bastante enriquecedora, pois já nos conhecemos, e depois de tanto tempo afastados com as férias, eles retornam cheios de novidades. A relação com o ambiente escolar estar calmo, a convivência com o outro também contribui, devido à proximidade que muitos tiveram nesse período de descanso. Porém tivemos uma novidade, estamos com alguns amiguinhos novos. Os novatos no começo estavam tímidos e não queriam participar das atividades, na verdade das brincadeiras. Logo quando cada criança chegava sentavam em seus lugares, opcional, e recebiam massa de modelar para se entreterem, a massinha ela não é apenas um brinquedo, mas um instrumento que contribui para o desenvolvimento motor e criativo do educando, possibilitando ao aluno ser criativo e ao mesmo tempo divertindo. Esse tipo de material é necessário, pois sai da rotina de atividade escrita (papel e lápis) e entra mais no prazer do educando.
Em seguida íamos para a área onde sentados no chão, em circulo cantávamos músicas, batíamos palmas e até brincávamos de passa a bola, e quando a música parava tinha que ir no meio da roda imitar um animal. Ao proporcionarmos esse tipo de atividade para o aluno, fazemos com que ele perca a timidez e trabalhe a espontaneidade, sem deixar que eles percam a essência, que é sentir prazer na brincadeira. Freire(1989, p. 13), afirma que "negar a cultura infantil, é no mínimo, mais uma cegueira do sistema escolar".Portanto proporcionar esse tipo de atividade é necessário para gerar um desenvolvimento na criança.
O que observamos é que nesse início as crianças ainda estão voltando a se adaptar a “rotina”, mas apesar da agitação essa semana foi bastante calma. Uma semana onde pudemos matar a saudade e rever as nossas crianças.
A nossa primeira semana iniciou-se bastante tranqüila, um retorno para matar a saudade.A interação com as crianças foram bastante enriquecedora, pois já nos conhecemos, e depois de tanto tempo afastados com as férias, eles retornam cheios de novidades. A relação com o ambiente escolar estar calmo, a convivência com o outro também contribui, devido à proximidade que muitos tiveram nesse período de descanso. Porém tivemos uma novidade, estamos com alguns amiguinhos novos. Os novatos no começo estavam tímidos e não queriam participar das atividades, na verdade das brincadeiras. Logo quando cada criança chegava sentavam em seus lugares, opcional, e recebiam massa de modelar para se entreterem, a massinha ela não é apenas um brinquedo, mas um instrumento que contribui para o desenvolvimento motor e criativo do educando, possibilitando ao aluno ser criativo e ao mesmo tempo divertindo. Esse tipo de material é necessário, pois sai da rotina de atividade escrita (papel e lápis) e entra mais no prazer do educando.
Em seguida íamos para a área onde sentados no chão, em circulo cantávamos músicas, batíamos palmas e até brincávamos de passa a bola, e quando a música parava tinha que ir no meio da roda imitar um animal. Ao proporcionarmos esse tipo de atividade para o aluno, fazemos com que ele perca a timidez e trabalhe a espontaneidade, sem deixar que eles percam a essência, que é sentir prazer na brincadeira. Freire(1989, p. 13), afirma que "negar a cultura infantil, é no mínimo, mais uma cegueira do sistema escolar".Portanto proporcionar esse tipo de atividade é necessário para gerar um desenvolvimento na criança.
O que observamos é que nesse início as crianças ainda estão voltando a se adaptar a “rotina”, mas apesar da agitação essa semana foi bastante calma. Uma semana onde pudemos matar a saudade e rever as nossas crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário