sexta-feira, 27 de março de 2009

Banho de Piscina




Durante essa semana muitas atividades aconteceram, nem começou as aulas e nós já estamos cansados!
Para relaxar e vermos que termos aula não é só a teoria, aproveitamos um gostoso banho de piscina.
O dia amanheceu como nunca, um sol radiante e a tarde ele esquentou mais ainda, tudo indicava que aproveitaríamos uma tarde como nunca.
O primeiro momento foi na sala, onde nos organizamos. Cada criança deveria trazer uma bóia e uma toalha. Recolhemos todas as toalhas e as bóias. Cada criança deveria estar sentada no tapete, as que já estavam de biquíni ou sunga, para aguarda os amigos que ainda não estavam com roupa de banho. Em seguida cada criança recebeu sua toalha ou roupão, eles deveriam tomar conta das suas coisas. Fizemos uma fila e fomos para a piscina.
Durante o caminho cantamos, batemos palmas, começamos a aproveitar. Ao chegarmos próximo à piscina penduramos as nossas toalhas na grade. Cada criança deveria tomar um banho no chuveiro e colocar as sandálias no canto.Quando entramos na piscina, todos sentaram na borda para aquecermos, primeiro batemos os pés, para que agitássemos a água e esquentássemos o nosso corpo.Ao entrarmos na água, fizemos uma grande roda, onde andando de mãos dadas cantamos, em seguida o banho ficou livre. Uns imitavam peixes, outros imitavam turbarão, brincamos de pique pega e quase tomamos um “caldo”, ao cairmos na água.
Foi uma maravilha, tiramos fotos, aproveitamos.
Já estava ficando tarde e a fome estava batendo, fizemos o mesmo processo, saímos da piscina, em seguida pegamos nossas toalhas e depois fomos para a sala.
Ao chegarmos à sala, todos traçaram as roupas e sentaram em seus respectivos lugares.
Nesse segundo momento já bastante cansados da água, porém felizes, devido ao banho de piscina, lanchamos.
Nota-se que as crianças ficaram mais calmas após esse momento de lazer. E observamos que a criança precisa deste momento para se relacionar com o outro é um momento em que elas trocam experiências brincando. O aprendizado pode ocorrer em vários ambientes, mas os ambientes devem proporcionar aos alunos um momento significativo. Educar não se restringi a ensinar a teoria, mais sim contextualizá-la com o meio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário