terça-feira, 10 de março de 2009

O dia - a - dia da criança


Depois de termos aproveitados as férias agora começou para valer. Logo que chegamos à escola infantil, pelo pátio encontramos as crianças, elas quando chegam na sala a primeira coisa que mais gostam de fazer é brincar de massinha, então elas sentam em seus respectivos lugares (cada criança tem seu lugar com seu nome) e recebem uma bolinha de massinha, onde a finalidade do que elas devem fazer é livre, elas permanecem sentadas até que todos os amiguinhos cheguem. Após a chegada de todos, vamos para o tapete onde é feita nossa oração inicial, agradecemos pela nossa família, pelos nossos amigos, a nossa escola, pedimos também a proteção de Maria para nós durante todo o nosso dia; Cantamos a música da Mãezinha do Céu, como diz Padre Marcelo Rossi “quem canta reza duas vezes”.
Em seguida voltamos para nossos lugares onde recebemos uma folha do bloco, a ficha com o nosso nome e o lápis. A atividade proposta é: primeiro cada criança deverá escrever seu nome na parte superior da folha, em seguida ela deverá espera até que uma de nós, estagiárias, irmos até a sua mesa para passar cola colorida na folha, cada criança terá sua letra inicial do nome feito com cola colorida, em seguida ela deverá passar o dedo. A cola colorida contribui para que o aluno desenvolva tanto o tato, que é um dos órgãos do sentido, quando aprenda a forma motora das palavras. Depois que todas as crianças terminaram em baixo da letra, reescrevesse a mesma letra do nome com o lápis, trabalhando assim a fixação da letra e da movimentação.
Após essa atividade cada criança ia apanhar sua merendeira e sentava no seu lugar, aguardando os demais colega, quando todos tinham acabado, nós cantávamos a música do lanche e rezávamos, e só após poderíamos abrir as merendeiras. Durante a hora do lanche é um dos momentos mais calmos.
Na medida em que cada criança acabava ela sentava no tapete a espera dos demais, pois em seguida vão ao pátio brincar.
Quando fomos para o pátio, sentamos em roda e brincamos de passa a bola, quando a música parava, a criança deveria ir ao meio da roda imitar um animal.
Após esse momento de descontração, voltamos para a sala de aula, onde cada criança recebia um pedaço de massinha para espera a hora da saída.
Durante essa semana de estágio ele tem sido produtivo, pois estamos novamente pegando o jeito com as crianças, estamos voltando todo o conteúdo que aprendemos anteriormente, e nota-se que as crianças têm acompanhado todas as atividades e aqueles que antes possuíam dificuldades, uns deles estão mais desenvolvidos e nós mesmos estamos crescendo, sabendo assim atender as necessidades de cada criança.

2 comentários:

  1. Entrei num link que só tinha uma postagem...já achei as outras...rs
    Parabéns pelo belo texto sobre sua trajetória!!
    Vc é uma das promessas mais promissoras da Educação!
    Vá em frente!!!
    Conte sempre comigo!!Admiro sua garra!
    Liliana

    ResponderExcluir