segunda-feira, 19 de outubro de 2009


Imagem: A Criança e a Atividade FísicaImportância da Atividade Física no Desenvolvimento da Criança

O movimento faz parte da vida desde o nascimento e o desenvolvimento da criança é gradativo e em cada fase da vida são adquiridas novas habilidades.
É importante ressaltar que as atividades físicas na educação infantilbem como nas demais séries, não podem resumir-se a recreação. O professor deve perceber a criança como um ser global com emoções, sentimentos, expressão, medos, facilidades e limitações, por isso deve ser trabalhada em todos os aspectos.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para educação infantil pelo seu caráter coletivo, os jogos e brincadeiras permitem que o grupo se estruture, que as crianças estabeleçam relações ricas de troca, aprendam a esperar sua vez, acostumem-se a lidar com as regras, conscientizando-se que podem ganhar ou perder.
Outro aspecto importante na realização dessas atividades é o trabalho com o equilíbrio, noções de espaço, lateralidade, coordenação motora, entre outros pontos importantes para o pleno desenvolvimento da criança.
Acredito que um trabalho bem realizado desenvolve aspectos importantes e termina por refletir no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Infelizmente é raro a escola contar com um profissional habilitado na área e os professores que atuam nas classes de Educação Infantil e Séries Iniciais, embora esforçados, não tem preparo adequado para desempenhar essa função.

Um comentário:

  1. Fabiana...
    muito interessante você citar a questão da atividade física para a criança. Como você citou no texto desde pequena a criança deve praticar um exercicio físico como pular corda, jogar amarelinha, sem isso a criança não irá ter cordernação motora, não irá ter equilibrio...
    A chamada E.P.M(Educação Para o Movimento) desenvolve todos os fatores importantes para o desenvolvimento da criança.
    Em uma escola presenciei uma aula parecida com a de E.P.M. e todos interagiram muito bem, mas percebi que uma aluna não sabia pular, e demonstrava ter medo... no texto você citou a questão de escolas que infelizmente não tem esses recursos, acesso a esse tipo de aula, realmente tem escolas que não encontramos isso(o que é uma pena pois isso ajuda o aluno a se desenvolver até nas aulas comuns) mas tem escolas que tem acesso a esse tipo de aula, mas não tem professores preparados, que irão olhar o aluno e suas dificuldades, e que irão auxiliar os que tem dificuldades.
    Mais uma vez... um otimo texto e um otimo assunto!
    Parabéns!
    Continue assim!
    Beijos Fernanda

    ResponderExcluir