quarta-feira, 9 de setembro de 2009




Após tanto tempo de férias, voltamos as aulas.


Logo percebemos que a gripe A aind deixa muitos pais com receio, pois a turma apresenta um número muito inferior a quantidade de alunos. Nessa primeira semana só tivemos seis alunos.


Mas algumas medidas foram tomadas para confortar as famílias, a escola colocou em pontos garrafos de água mineral, onde cada um para consumir deve pegar um copo descartável. A rotina dentro da sala também mudou, agora ao invés de distribuimos massinha, cada aluno possui uma massinha para uso individual. Além dos outros materiais como lápis de cor, hidorcor são de uso excluisvo e pessoal.


Para que as crianças pudessem entender foi contado uma história da mônica onde ela evita o contato direto com o amigo, e uma música foi passada para os pequenos fixarem os hábitos, ' dar abraço, beijinho, aperto de mão não é descasso mas prevenção'.


As atividades desta semana foram as seguintes: primeiro colocar o nome completo na parte superior da folha de bloco, em seguida deveriam copiar do quadro os três habitos adquiridos e aprendidos coma música e em seguida ilustrar.


Quando trocamos de atividades o uso de alcoolgel é indispensável! Principalmente antes do lanche.


Também nesta semana ouvimos a história de Dom Bosco em seguida fizemos o registro da seguinte frase, ' Bom Bosco cuidava das crianças e dos jovens co muito carinho e amor' em baixo fizemos a ilustração de Dom Bosco com as crianças. O desenho é feito de acordo com a criatividade e imaginação de cada um, pois devemos deixar com que as crianças transponham a sua criatividade e exponhama tua imaginação.
Há quanto tempo passou, as férias que eram para ser curtas se tornaram longas... Acontecimentos, fatos... deparamos com a gripe A, onde nós assunta até hoje, mas estamos de volta. E agora com todo gás.
Que esse semestre seje tão bom quanto o outro.
Bom retorno!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009


Escola é…
… o lugar que se faz amigos.
Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos…
Escola é sobretudo, gente
Gente que trabalha, que estuda
Que alegra, se conhece, se estima...
(Paulo Freire)
“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
Carlos Drummond de Andrade


Essa semana trabalhamos com os números que já conhecemos, relembramos desdo número 1 até o número 5. Em seguida introduzimos o número 6, foi porposto que els fizessem no tapete junto com os amigos e depois nos seus lugares a reescrita.
Para fixar fizemos a movimentação com cola colorida.


Essa semana foi apresentado a turma a música que eles dançariam na festa junina, todos ficaram muito animados, pois quem é que não gosta de uma festa, ainda mais com os amiguinhos!
Então fomos para a sala de música junto com os outros periodos para começarmos a montar a coreografia.

Mês de Junho



Essa semana começamos a aula de uma maneira bem legal.
Começamos brincando de mimica, cada cirança deveria imitar um bichinho diferente, onde os amiguinhos deveriam descobrir.
Em seguida fomos fazer uma atividade onde deveriamos pintar os balões com as cores correspondentes ao que estava sendo pedido.
Em seguida deveriamos escrever os numerais que estava sendo pedido
.

FESTA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Letra M

Começamos falando sobre a letra M, buscamos contextualizar da seguinte maneira, observando o nosso dia a dia quais palavras começam com a letra M, em seguida fizemos uma lista com todas as palavras que conheciamos.
Quando recebemos a folha de atividade, havia vários obejtos e era porposto que pintasse apenas aqueles que começava com a letra que nós estavamos aprendendo.
Em seguida, após pintar, deveriamos reestrecer nas linhas a baixo.


Hoje o estágio iniciou-se da seguinte forma: as crianças sentaram em seus respectivos lugares para brincar com massinha de modelar. A massinha é importante para o desenvolvimento motor da criança principalmente nas series iniciais, onde ela começa a ganhar habilidades com o corpo, por isso esse tipo de atividade deve ser bem estimulada pelos professores.
Em seguida esperamos todos os amigos chegarem para fazermos a acolhida, momento onde buscamos desenvolver a concentração e a espiritualidade de cada criança, independente da religião.
Nossa aula começa com a fixação dos numerais que já conhecemos o número 1 até o número 4. Em seguida introduzimos o número 5.
A maneira diferente para aprendermos o número 5, foi a partir de uma caixa de papelão, onde dentro havia areia, pedimos para que as crianças fizessem à movimentação do numeral da forma em que elas estavam observando no quadro.
É necessário buscar aulas estimulantes e diferentes, para que prenda a atenção do aluno e faça com que ele sinta interesse no que ta sendo proposto.