domingo, 31 de maio de 2009

Conhecimento, música e o dia a dia

O estágio deu-se início a partir de uma conversa no tapete. O assunto era sobre os símbolos da páscoa e o que eles entendiam. O primeiro foi o coelho, as crianças deveriam saber o porque de cada um deles. O segundo foi à vela e por último o ovo. Esses três foram colocados como principais.

As crianças falaram de tudo “ ovo de chocolate” “o coelho porque é branquinho”.

Em seguida eles sentaram em seus respectivos lugares. Onde cada um recebeu uma folha com vários coelhos e eles deveriam ligar os coelhos aos números correspondentes. Em seguida deveriam pintar para ficar bem colorido.





Após a realização da atividade as crianças iam de duas a duas apanhar a merendeira para lanchar. A hora do lanche é um momento importante, pois além delas ficarem silenciosas, podem também trocar lanches com os amigos. Um momento que observei foi quando um determinado aluno “X” falou para seu amigo “porque você só trás lanche assim? Meu pai só me dá lanche saudável!” Essa troca nós leva a compreender que a criança mesmo com quatro anos de idade já tem toda compreensão do que é bom para ela, desde que ela tenha toda educação e trabalho em casa, além de mostra a importância da família na formação desde individuo.




Na mediada em que iam terminando eles iam para a sala de música, onde assistem vídeos educativo e importante para o desenvolvimento cognitivo. Como aprendemos durante as aulas didáticas, a sala de música ela tem como característica desenvolver o cognitivo da criança a partir do visual para que ela possa compreender determinado assunto dentro de um contexto. Professor que leva seus alunos para assistir um vídeo sem fundamento, ele não estará desenvolvendo capacidades em seus alunos. E necessário aproveitar tudo através de perguntas sobre o que foi visto ou até mesmo desenho, que expressam o que a criança sentiu de forma mais clara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário