quarta-feira, 15 de abril de 2009

Feliz Páscoa




Páscoa
Páscoa é renascimento...É passagem...É mudança e transformação...
É ser novo um mesmo ser
Que recomeça pela própria libertação.Fica para trás uma vida cheia de poeira
E começa agora um novo caminhar
Cheio de luz, de fortalecimento,
Esperanças renovadas,
E um arco-íris rasga o céu
E parece balbuciar que Jesus ressurgiu
para nos provar que o amor
incondicional existe, assim como a vida eterna.






Lilian Russo






Dia Internacional do livro

Dia Internacional do Livro Infantil
A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.Dentre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de sessenta países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.Tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida.As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do quotidiano, numa reflexão que pode modificar sua acção, tornando-a melhor enquanto pessoa.Segundo Humberto Eco – escritor, filósofo e linguista italiano – a literatura infantil traz sentido aos fatos que acontecem na vida, envolvendo as crianças. Dessa forma, "qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil. As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os actos que realizarão um dia".


terça-feira, 14 de abril de 2009

Brinquedos de vital importância

Ao iniciarmos o nosso dia, todas as crianças foram diretamente para o tapete. Lá aguardamos todos chegarem; Quando a turma estava completa demos inicio as nossas atividades.
O primeiro momento é a acolhida que é feita diariamente. Em seguida fomos conversar sobre brinquedos (é o tema do nosso projeto). Após resgatar os conhecimentos prévios das crianças, uma atividade foi realizada. AS crianças deveriam copiar as palavras que seriam escritas no quadro, além da cópia deveriam ser entendidas as palavras pelo som da pronúncia. E eram as seguintes palavras PIÃO, CARRO, BOLA, AVIÃO(¹). Nota-se que há uma grande confusão na escrita das palavras, quando possui uma letra consecutiva ou acento.
Em seguida pudemos colorir os brinquedos que havia na folha, fizemos um grande exercício de ficarmos em silêncio, e ouvindo música para tranqüilizar.
Após o término, realizamos uma terceira atividade. Cada um recebeu uma folha de bloco deitada, primeiro deveria ser colocado o nome e em seguida Tia Dani iria passar com cola colorida a palavra BRINQUEDO para que houvesse uma atividade motora e a motricidade das palavras B R I N Q U E D e O.
“Na pedagogia, um brinquedo é qualquer objeto que a criança possa usar no ato de brincar. Alguns brinquedos permitem às crianças divertirem-se enquanto, ao mesmo tempo, as ensinam sobre um dado assunto. Brinquedos muitas vezes ajudam no desenvolvimento da vida social da criança, especialmente aquelas usadas em jogos cooperativos”.
Em seguida fomos lanchar, na medida em que as crianças iam terminando elas iam para o tapete brincar de pecinhas, onde elas se interagem melhor uns com os outros e aprendem a dividir.




IMAGEM¹ :